domingo, 26 de novembro de 2017

Objetivos de ano novo

O final do ano já se aproxima, sendo muito comum refletirmos sobre o que foi produtivo ou não durante esse ano que vivenciamos, buscamos então fazer mais promessas para esse novo ano que está chegando , torcendo que dessa vez será cumprido o que for desejado .

No entanto sabemos que não é bem isso que acontece. Logo, o seguinte texto vai apresentar algumas estratégias para o leitor não se restringir somente às promessas e sim, traçar metas, aumentando suas chances de sucesso .

Trace metas simples e fáceis de serem avaliadas

Não se culpe pelo passado

Comece hoje

Tenha coragem para revisar metas

Fogos de artifício

Um novo ano se aproxima, uma boa oportunidade para refletir sobre o futuro.

Imagem: Dominio público do site Dreamstime

Trace metas simples e fáceis de serem avaliadas

Metas vagas ou ambiciosas serão mais difíceis de cumprir, estabelecer metas precisas e simples é uma ideia melhor.

Exemplo: prometer que irá ler mais no próximo ano é uma meta ruim, o que seria ler mais?, É difícil controlar se está ou no caminho certo, uma meta como ler no mínimo tantas páginas por semana seria mais objetivo e fácil de seguir.

Facilmente perceberá se está ou não seguindo a meta estabelecida, aumentando assim o foco de cumprir o estabelecido.

Não se culpe pelo passado

Não adianta ficar pensando que deveria ter realizado o que foi proposto no passado. O importante é que você poderá mudar a partir de agora. Voltando ao exemplo da leitura, se numa semana não conseguiu ler nada, não dobre a meta da semana seguinte para compensar.

Essa atitude de correr atrás do prejuízo, vai criar por vezes metas irrealistas e sabendo disso vai simplesmente desistir por ser impossível cumpri-las.

Tenha coragem para revisar metas

Pode acontecer que as metas pareçam adequadas e na prática perceber que elas não são, no meu caso estabeleci uma meta mensal de ler um livro por mês, parecia uma meta simples, no começo fui bem, porém acabei desanimando, em parte por escolher livros longos ou técnicos, troquei por outros livros, porém o estrago nas metas já estava feito. ( não cumpri)

Percebi depois que o problema não eram os livros, porém como a meta foi definida, sendo mais sensato no meu caso uma meta semanal e por páginas, não mensal e por livros como tinha feito antes.

Saiba admitir falhas, isso faz parte do processo de melhoria e aprendizado do ser humano.

Comece hoje

Deixar para somente começar no ano que vem, é uma forma de procrastinação, se realmente deseja se exercitar mais, comer melhor, ou qualquer outra meta, quanto antes começar melhor.

Espero que eu tenha contribuído a estimular você leitor com o foco em seus objetivos, deste ano que se aproxima ,trazendo um pouco da minha experiencia e mudanças que precisei fazer para que eles pudessem ser cumpridos.

Desejo então um excelente ano novo para todos vocês, sorte e perseverança nas metas!

Materiais complementares:

Outro texto do leitor investidor, interessante para ajudar na definição dos seus objetivos.

Caso ainda não tenha um orçamento, sugiro a criação de um orçamento como meta de ano novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário