domingo, 29 de outubro de 2017

Conta corrente gratuita

O tema que abordaremos hoje, estará voltado para a conta corrente gratuita, uma vez que, esse assunto não é muito divulgado na mídia, considero que é interessante falaremos um pouco sobre a sua importância.

A conta corrente gratuita, é uma opção desde 30 de abril de 2008, sendo isenta de taxa de manutenção. A primeira possibilidade é a conta somente com os serviços essenciais, que qualquer banco é obrigado a oferecer por lei, a outra é a conta digital gratuita, que somente está disponível em alguns bancos.

Águia voando.

Seja livre das taxas. Imagem: Marja

O que são os serviços essenciais?

Vale a pena contratar uma cesta de serviços?

E as contas digitais gratuitas?

Devo mudar minha conta?

O que são os serviços essenciais?

Ao abrir uma conta pode contratar uma cesta de serviços, porém existe a possibilidade de não possuir cesta nenhuma, assim não tendo uma taxa mensal de manutenção. Mesmo nesse caso o cliente tem direito aos serviços essenciais.

Na conta corrente os serviços são:

  1. Primeira via de cartão com função de débito.
  2. Segunda via do cartão acima, exceto nos casos em que a culpa não seja do banco. Assim em casos que você perdeu, danificou ou teve o cartão roubado, o banco poderá cobrar.
  3. Fazer quatro saques por mês, não importando se é no caixa, por meio de cheque ou no caixa eletrônico.
  4. Realizar duas transferências entre contas no mesmo banco, podendo ser no caixa, caixa eletrônico ou mesmo pela internet.
  5. Dois extratos por mês, com a movimentação dos últimos trinta dias pelo caixa ou caixa eletrônico.
  6. Consultas pela internet.
  7. Até o dia 28 de fevereiro de cada ano, extrato do ano anterior, detalhado por mês, contendo diversas informações, entre elas juros e multas sobre empréstimos e tarifas do banco.
  8. Compensação de cheques.
  9. Fornecimento de até dez folhas de cheque, desde que o cliente atenda as condições necessárias para ter um cheque.
  10. Qualquer serviço por meios eletrônicos, em contas destinadas por contrato a somente usar serviços eletrônicos.

Na conta poupança os serviços são:

  1. Primeira via de cartão para movimentar conta.
  2. Segunda via do cartão acima, exceto nos casos em que a culpa não seja do banco. Assim em casos que você perdeu, danificou ou teve o cartão roubado, o banco poderá cobrar.
  3. Fazer dois saques por mês, no caixa ou no caixa eletrônico.
  4. Realizar duas transferências entre contas da mesma pessoa (mesmo titular).
  5. Dois extratos por mês, com a movimentação dos últimos trinta dias.
  6. Consultas pela internet.
  7. Até o dia 28 de fevereiro de cada ano, extrato do ano anterior, detalhado por mês, contendo diversas informações, entre elas juros e multas sobre empréstimos e tarifas do banco.
  8. Qualquer serviço por meios eletrônicos, em contas destinadas por contrato a somente usar serviços eletrônicos.

É importante ressaltar que esses serviços são isentos de tarifa para qualquer cliente do banco, conforme previsto na resolução CMN n° 3.913 de 2010.

Vale a pena contratar uma cesta de serviços?

Toda vez que o cliente sem uma cesta de serviços, usar um serviço fora da lista de serviços essenciais, seja por ter superado o limite mensal ou usar algo fora da lista, ele precisará pagar a tarifa correspondente ao serviço.

Como o leitor pode ver na lista de serviços essenciais, muitas operações comuns tem limites mensais pequenos, ou mesmo, são cobradas sempre, como o TED (Transferência Eletrônica Disponível) por exemplo. Assim dependendo da tarifa do banco e da necessidade do cliente, pode ser vantajoso aderir a uma cesta de serviços.

E as contas digitais gratuitas?

Na lista de serviços essenciais mencionados acima, no item 10 da conta corrente, e 8 da poupança, prevê a possibilidade do banco oferecer uma contra exclusivamente “digital” que poderia ter diversos serviços ilimitados de forma gratuita, desde que usando exclusivamente a internet. Notando que é uma opção para o banco, não uma obrigação imposta pelo Banco Central.

Esse tipo de conta já foi oferecido no passado por alguns bancos, como: Bradesco denominado DigiConta , pelo Itáu conhecido por iConta e pelo Banco do Brasil como pacote digital. Atualmente nenhum desses bancos oferece o serviço para novos clientes.

No momento, só conheço o banco Inter e o banco Neon que oferecem opções parecidas para clientes novos, tendo a conta do Neon algumas limitações adicionais, como limite de TED gratuito para bancos diferentes. Caso o leitor conheça outros bancos com opções similares fique a vontade para compartilhar a informação nos comentários.

Devo mudar minha conta?

A decisão é pessoal, pois diversos fatores precisam ser levados em consideração. No caso da conta essencial no mesmo banco, a comparação é mais fácil, basta analisar os serviços que costuma utilizar e fazer os cálculos se compensa pagar a cesta de serviços.

No caso de mudança de banco, migrando para uma conta digital, é preciso levar em consideração além das taxas outros fatores, como atendimento e a qualidade da plataforma disponível.

Materiais complementares:

Site do Banco Central, com diversas informações resumidas sobre tarifas bancárias.

Resolução CMN n° 3.913 de 2010.

Notícia informando o fim das contas digitais gratuitas nos grandes bancos.

Outro texto do leitor investidor, explicando como funciona a caderneta de poupança.

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