domingo, 17 de setembro de 2017

Nova queda da SELIC, poupança também é afetada.

Podemos observar que a taxa SELIC no dia 06/09/2017 foi reduzida novamente, ficando em 8,25% ao ano, a última vez que a taxa ficou abaixo desse número foi em 10/07/2013. No decorrer do texto explico como isso afeta na prática o pequeno investidor, até a poupança foi afetada dessa vez.

Dólares caindo.

Diga adeus a parte dos seus rendimentos.

Imagem: Sergey Sundikov

O que muda na renda fixa?

Poupança ficou melhor que o Tesouro SELIC?

Devo mudar os meus investimentos?

O que muda na renda fixa?

Sendo a SELIC a taxa básica da economia os investimentos na renda fixa vão render menos. Os títulos atrelados a SELIC e CDI também serão afetados de forma direta, pois o CDI acompanha de perto a SELIC.

Acredito que não haverá muito progresso desviar-se para investimentos de renda fixa que acompanham outros índices como IPCA ou IGP-M.

Quando o governo reduz a SELIC ele está oferecendo um menor pagamento de juros para quem aceita comprar seus títulos, o que faz os “concorrentes”, como bancos, financeiras e demais empresas precisarem pagar menos juros pelos seus títulos também.

A rentabilidade menor vai afetar de forma imediata títulos pós-fixados, como por exemplo o Tesouro SELIC e CDBs que usam o CDI como referência.

Os títulos pré-fixados novos oferecerão taxas menores, porém quem já comprou não será afetado em geral, alguns exemplos são o Tesouro Prefixado e CDBs com taxas fixas na compra.

Poupança ficou melhor que o Tesouro SELIC?

Ainda não. Desde o dia 3 de maio de 2012 existem dois tipos de caderneta de poupança, a “antiga” e a “nova”.

Os novos depósitos seguem a nova regra, que prevê que quando a SELIC for inferior a 8,5%a.a, o que aconteceu no dia 06/09/2017, que a taxa de rendimento seja alterada para 70% da taxa SELIC adicionada da TR, a taxa referencial.

Consultando o Banco Central já é possível ver que os depósitos novos rendem agora 0,4690%a.m e a TR que está atualmente zerada, pois é influenciada pela SELIC. Assim a poupança “nova” sempre perderá para o Tesouro SELIC em rentabilidade.

A poupança “antiga” já é uma história um pouco diferente, apesar da TR zerada está rendendo 0,5%a.m. O Tesouro SELIC ainda rende mais que ela, porém se a taxa continuar caindo , que é a tendência atual, num futuro próximo a poupança “antiga” pode sim superar o Tesouro SELIC e outros títulos atrelados a SELIC.

Atualização em 06/12/17: A taxa SELIC foi reduzida hoje para o seu menor valor histórico, ficando em 7% ao ano. Assim a poupança "antiga" supera hoje o rendimento do Tesouro SELIC mesmo com a menor tributação possível. Apenas fique atento com a data de aniversário dos depósitos na poupança "antiga".

Devo mudar os meus investimentos?

O que importa para o investidor não é a rentabilidade nominal, ou seja, aquele número na tela , e sim a rentabilidade real, aquela que consegue já descontando a inflação.

Nada adiantaria ter rendimentos enormes se o preços dos produtos subissem de forma colossal. A queda recente da SELIC é acompanhada de uma redução no IPCA, assim o rendimento real não mudou de forma considerável.

Caso tenha depósitos na poupança anteriores ao dia 3 de maio de 2012, pode ser interessante manter eles, porém é uma aposta, nada garante que a SELIC não vai inverter a tendência e voltar a subir novamente.

Porém o mais importante é necessário que você saiba o que realmente deseja e lembrar que os seus investimentos devem ser coerentes com os seus objetivos de vida.

Sem saber o que realmente quer, vai ficar preso nos investimento errados ou pior, trocando de investimentos a cada variação de taxa, perdendo dinheiro e tempo nas mudanças de investimentos.

Materiais complementares:

O  leitor investidor tem um artigo explicando a SELIC e o Tesouro SELIC.

Outro texto do  leitor investidor explicando como funciona a caderneta de poupança.

Página do site do Banco Central onde é possível ver a rentabilidade por aniversário da poupança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário