domingo, 23 de abril de 2017

A pressão social está afetando sua vida financeira?

O objetivo deste artigo é mostrar que o planejamento financeiro pode ser algo difícil, uma vez que, você corre o risco de não cumprir o planejado, sentindo-se que está andando em círculos, no qual,surge um gasto inesperado, precisando adiar a economia ou gastar suas reservas frequentemente. Enfim, sente-se que está nadando contra a correnteza. Se isso está ocorrendo com você caro leitor sugiro que reflita melhor sobre as pressões que você anda sofrendo pelas pessoas que convivem com você. Talvez a correnteza esteja relacionado a pressão que você recebe de forma direta ou indiretamente daqueles que são indisciplinados com seus gastos e suas compras.

No seguinte texto será apresentado dicas para você poder identificar e lutar contra essa pressão social.

Multidão nas sombras.

A multidão, as vezes oculta, que o influencia. Imagem: Manu Mohan

Porque sou tão criticado?

Sou mesmo “pão duro” ?

Como acabar com a pressão social?

Porque sou tão criticado?

Porque as pessoas que fogem do senso comum são normalmente criticados e julgados pelas pessoas que o cercam, dentre eles estão os amigos,os parentes e conhecidos. Isso acontece devido vivermos em um mundo em que as pessoas são constantemente bombardeadas por estímulos para consumir de diversas formas e em todo lugar. Logo, não é difícil perceber que consumir de forma consciente, gastando somente o que for necessário é alvo de críticas constantes.

As criticas muitas vezes são disfarçadas de brincadeiras, por exemplo caçoando da marca do carro do colega de trabalho ou caçoando do celular simples do colega de classe.

Inconscientemente ou mesmo de forma consciente sempre acaba sendo afetado por essas influências externas. Ao comprar não deixe sua mente te sabotar, motivando-o para realizar compras desnecessárias. Não existe problema nenhum em consumir, desde que seja de maneira inteligente,para que você não venha se arrepender depois. É preciso eliminar as compras por impulso, refletindo com antecedência se a sua tomada de decisão de compra é sensata.

Por exemplo, o celular que deseja comprar pode após uma análise cuidadosa ser realmente necessário. Porém o modelo não precisa ser tão moderno quanto tinha imaginado antes.

Sou mesmo “pão duro”?

A maioria dos brasileiros não pensam no futuro,logo não investem, ou não fazem qualquer economia e planos para isso.O mais importante para eles é viver o aqui agora e torcer para que o futuro seja favorável, pois caso contrário estará em uma situação complicada. Em algumas localidades é tão intenso esse viver o "presente que eles chegam ao ponto de achar que quem economiza é taxado de “anormal”. Sim, já passei por essa situação.

Pesquisa realizada pelo SPC Brasil indica que numa situação de dificuldade, como um problema de saúde, quase metade dos entrevistados recorreria a venda de bens (11%) ou dívidas (38%). Pior ainda, a mesma pesquisa indica que apenas 18% tem um bom conhecimento sobre suas finanças.

Deixando claro o problema de falta de economia na população, deixo também registrado que sou contra viver o presente na miséria pensando no futuro. Existe sim a necessidade de um equilíbrio entre o presente e o futuro, que depende de cada pessoa. Sendo razoável dizer que um aposentado não tem a mesma necessidade de acumular que um futuro pai de família.

Você deve economizar possuindo objetivos claros em mente, devendo sim incluir objetivos importantes como uma reserva de emergência, porém, para viagens, passeios, ou qualquer outro desejo que lhe impulsione para fazer a reserva.

Recomendo o texto sobre objetivos e importância de um orçamento para complementar esse assunto.

Como acabar com a pressão social?

Não é possível eliminar essa pressão da sociedade. O que pode fazer é refletir, estudar e não se deixar levar pelas motivações deles, afinal de contas o que é prioridade para uma pessoa não necessariamente é para a outra. Acredite em você e dê credibilidade para as suas prioridades e desejos.

Convencer as pessoas que vivem ao seu redor, embora pareça uma boa ideia, na verdade é uma péssima ideia. O esforço será grande e os efeitos pequenos, pois uma pessoa precisa perceber o que é o melhor para ela.

Uma opção mais produtiva é você criar um circulo social mais favorável, buscando influências que podem ser positivas e significativas para você, interagindo com pessoas que possam acrescentar conhecimento direcionado ao seus interesses.

O tempo vai trazer sabedoria para lidar melhor com a pressão da sociedade e sobre suas finanças. Algumas vezes vai perceber que está economizando demais, outras que se deixou levar somente pelo consumismo.Tenha paciência, porque sempre é hora de corrigir e aprender com os erros.

Desejo que suas escolhas sejam sempre o melhor para você leitor!

Materiais complementares:

Pesquisa do SPC Brasil que utilizei no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário