segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Quais são os seus objetivos?

Você provavelmente gostaria de ganhar mais dinheiro, porém já pensou por qual motivo? Caso seja um leitor que hesitou na hora de responder a pergunta acima, parabéns (risos), pois esse texto foi escrito pensando justamente em você.

Casa nas montanhas

O seu objetivo pode ser uma viagem com sua família. Imagem: Cristiano Galbiati

Quais são os seus objetivos?

Seus objetivos são pequenos ou grandes demais?

Não consegue definir metas realistas?

O objetivo tem significado para você?

Está seguindo o plano traçado?

Quais são os seus objetivos?

Você leitor que está iniciando sua vida no mundo dos investimentos, ou mesmo já está estudando sobre o assunto a algum tempo, precisa saber porque está fazendo isso. Você precisa ter objetivos bem definidos, caso contrário corre o risco de adiar seus reais objetivos, ou mesmo se afastar deles com o passar do tempo.

Nesse texto focarei em objetivos financeiros, porém sempre que possível falando de forma mais ampla, facilitando a vida de quem deseja aplicar essas ideias num contexto mais amplo.

A solução para quem não possui ainda seus objetivos, ou está inseguro sobre eles é pensar de forma séria sobre o assunto, somente você pode responder o que é importante para si mesmo. Uma sugestão para quem se encontra nessa situação, seria se questionar até encontrar uma razão que considere adequada.

Por que deseja ganhar mais dinheiro? Caso você tenha respondido que deseja mais dinheiro para comprar algo material, como um carro, recomendo refletir mais um pouco. Um carro não tem sentido isoladamente, assim como outro objeto qualquer, ele é somente uma ferramenta para cumprir alguma função. A função não precisa ser a mesma pela qual o objeto foi criado.

O carro, dado como exemplo, pode possuir as mais diversas funções, aumentar o status social, economizar tempo, aumentar a renda, entre diversas outras. A pergunta talvez precise ser refeita várias vezes, pois respostas como as listadas acima provocam novos questionamentos. Por que você deseja maior status social? O que fará com o tempo economizado? Aumentar a renda não é o mesmo que voltar a pergunta inicial?

Seus objetivos são pequenos ou grandes demais?

Os objetivos quando falando de investimento, normalmente são divididos em objetivos de curto, médio e longo prazo. Considero curto prazo até dois anos, médio prazo dois a cinco anos e longo prazo superior a cinco anos, podendo inclusive requerer uma vida inteira.

Os diferentes prazos não devem ser ignorados. Uma vida com somente objetivos de curto prazo, é um caminho em círculos, um amontoado de objetivos dispersos, que olhados em conjunto não cooperam entre si para formar algo mais significativo. Uma vida com somente objetivos de longo prazo é uma caminhada longa e ingrata, uma vida em que você não vive o presente, os objetivos sempre estão num futuro distante.

Objetivos longos podem ser divididos em objetivos menores, enquanto os objetivos curtos podem ser analisados em conjunto para ver o que possuem em comum, facilitando assim a descoberta do objetivo maior por trás deles.

Não consegue definir metas realistas?

Um objetivo que parece muito distante de ser realizado no curto prazo, como um objetivo de médio ou longo prazo, corre mais risco de ser constantemente adiado. Um desvio no plano não parece fazer mal, porém pode sim fazer muita diferença. Os desvios podem ser evitados dividindo cada objetivo maior em objetivos menores e concretos.

Um sonho de consumo como por exemplo uma viagem, não parece ser adiado por aquele churrasco no final de semana, e talvez não seja mesmo. O que precisa é pesquisar sobre a viagem, descobrir o que é necessário para realizar o seu sonho. Somente assim vai saber o que precisa ou não abrir mão para realizar seu objetivo.

Após uma pesquisa descobre que precisa acumular R$ 5 mil reais e fazer mais alguns preparativos menores. Divide esse objetivo em uma meta mensal de R$ 100 reais, um número razoável, algo que vai te fazer refletir na hora de gastar, vai perceber claramente quando um gasto adicional vai ou não atrapalhar sua sonhada viagem.

O objetivo tem significado para você?

Um objetivo precisa ser importante para quem o persegue, pois caso contrário não terá força para resistir as distrações que vão surgir durante o caminho. A viagem que sonha realmente vale o sacrifício de comprar menos roupas naquela loja que adora? Nem todos os desejos podem ser atendidos, um desejo que é escolhido como objetivo vai inevitavelmente acabar com a chance de outros desejos serem realizados, pois seu tempo, energia e dinheiro são finitos.

Uma única pessoa já possui muitos desejos, imagine então um casal ou mesmo uma família. A tarefa de definir objetivos importantes se torna ainda mais difícil. Existem ainda mais desejos, por consequência ainda mais desejos que não serão realizados.

O pai reúne a família e informa que precisam economizar nos brinquedos que os filhos adoram, economizar nos cosméticos que a mãe tanto gosta, se mudar para uma nova cidade, longe dos familiares e amigos, tudo em prol do bem maior de ajudar a promissora carreira profissional do pai da família. Um plano maravilhoso não é? Não, é uma receita para o desastre.

Os filhos e mãe não enxergam um significado que justifique seus sacrifícios, enquanto o pai pensa que seu esforço é pelo bem dos demais. A família precisa conversar e definir objetivos em conjunto, objetivos com significado para todos, sacrifícios precisarão ser feitos, porém deixar claro porque, e que haverá espaço para todos se sentirem realizados, nem que isso leve mais tempo.

Está seguindo o plano traçado?

Somente possuir objetivos não é suficiente, é apenas um primeiro passo, precisa traçar seu plano, distribuindo os objetivos entre os diferentes prazos existentes, os objetivos precisam possuir significados importantes, precisa encarar de forma realista o plano e acima de tudo arregaçar as mangas, colocando em prática o planejamento.

Repito: o plano precisa ser seguido, caso não esteja se esforçando para colocá-lo em prática, ele dificilmente se tornará realidade. O adiamento de um plano, sempre tem alguma razão. As causas podem ser diversas tais como: desinteresse num plano que não faz mais sentido, medo de criticas, porém, não importa, sempre se pode superar suas limitações e consertar o plano caso seja necessário.

Material complementar:

O exemplo da viagem não foi escolhido à toa, é o sonho de consumo mais popular conforme pesquisa do SPC BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário